Pode ser um terreno fértil para bactérias
Quando você vai ao banheiro à noite, o tapete de banho ao lado do vaso sanitário é o melhor amigo de seus pés: o tapete quente e felpudo é melhor do que o chão frio do banheiro. Mas agora a pesquisa mostrou que seu tapete de banho pode realmente ser uma casa peluda para as bactérias viverem.
O ‘efeito espirro’
Em pesquisa conduzida por Charles Gerba, um microbiologista americano, descobriu-se que quando você dá descarga no banheiro ocorre o chamado ‘efeito espirro’. Isso significa que, quando você dá descarga, uma nuvem de gotas de água sobe do vaso. É uma nuvem de bactérias invisíveis que vivem dentro do seu banheiro (como as bactérias encontradas na urina e nas fezes). A nuvem sobe do vaso sanitário para descer no chão do banheiro. As bactérias se aninham nas áreas ao redor do banheiro, incluindo o tapete de banho que você gosta de manter por perto para aquecer os pés à noite.
Jogar fora?
Felizmente, você não precisa jogar tudo fora ainda. Mesmo que o tapete de banho acumule muitas bactérias, ele não fará com que você fique doente tão cedo. Isso ocorre porque as bactérias em seu tapete do banheiro não conseguem entrar facilmente em sua boca, ao contrário das que estariam nas maçanetas das portas ou nas toalhas de mão. Portanto, o risco de adoecer com o tapete ao lado do banheiro é muito pequeno. Isso se você não tirar cochilos no tapete do banheiro, é claro.
Seria bom lavar o tapete regularmente para reduzir ao mínimo o risco. Uma vez por semana seria suficiente neste caso. Outra solução é fechar a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga. Isso manterá o espirro do banheiro dentro do vaso e impedirá que as bactérias encontrem o caminho para o tapete macio e aconchegante para torná-lo sua casa.
Leia também: Coisas que você não deveria jogar no vaso sanitário