Este é um erro comum que as pessoas cometem ao dirigir seu carro
Se você dirige um carro com câmbio manual, provavelmente pulou algumas marchas ao aumentar ou diminuir a marcha. Normalmente é mais fácil assim; você pisa no freio e, quando chega ao fim da estrada, precisa engatar a segunda marcha de qualquer maneira. Então, por que não mudar de cinco para dois imediatamente? Aparentemente, pular marchas durante a troca de marchas pode danificar seu carro.
Tudo depende de quantas vezes você faz isso, é claro. Mas é sempre bom estar atento aos possíveis riscos que acompanham a condução do seu carro. E pular marchas durante a troca de marchas é um daqueles riscos que podem danificar a mecânica do seu carro.
Anéis sincronizadores
Ao pular as marchas durante a troca, você pode danificar os anéis sincronizadores do seu carro. Para não ser muito técnico, os anéis sincronizadores garantem que as marchas do seu carro estejam todas afinadas quando você muda de marcha. Quando você muda gradualmente, seus anéis sincronizadores ajustam gradualmente a velocidade das marchas. Quando você pula as marchas, os anéis terão que trabalhar mais para ajustar as engrenagens, o que os desgastará. Se você fizer isso repetidamente, seus anéis sincronizadores terão que ser substituídos. E esse é um procedimento caro.
Motor
Outro problema que pode ocorrer ao pular marchas é que você excede o RPM recomendado. RPM significa “rotações por minuto”, que mostra o quanto seu motor está trabalhando em um determinado momento. Se você mudar de marcha, poderá ver o medidor de RPM em seu carro subir ou descer. Sempre que você pular as marchas e seu carro estiver dirigindo mais rápido do que a marcha em que você está, o medidor disparará e seu carro fará aquele temido ruído de aceleração. Se isso acontecer muito ou se o motor tiver que trabalhar muito, subindo na zona vermelha do medidor, seu motor pode quebrar.
Portanto, neste caso, mesmo que demore um pouco mais, pode ser mais benéfico mudar gradualmente para cima e para baixo quando for necessário mudar de marcha. Apenas para evitar aquelas contas de conserto caras!
Leia também: 25 recursos ocultos em carros que você esqueceu