Ele se lembrou da decisão de seus pais de mandá-lo para um asilo, lembrou-se de suas objeções ao sonho de infância de ser escritor e finalmente se resignou à opinião deles. Ele conseguiu um emprego como advogado e se casou com uma mulher na igreja. Entre 1975 e 1982, ele era, como diz, “normal”, levando uma vida de encontros rotineiros, refeições regulares e cheques de pagamento estáveis.
Mas logo descobriu-se que ‘eu não suportava ser normal’. Coelho deixou a esposa e deixou seu país para viajar pelo mundo com Christina Oiticica, sua atual esposa. Então, em 1987, Coelho escreveu A Peregrinação, intitulada O Diário de Um Mago em português. Essencialmente, o livro é sobre o próprio Coelho e a sua viagem (de descoberta) pela Rota de Santiago de Compostela.
Coelho realmente fez a viagem – o homem que tentou o ateísmo, o budismo e um monte de outras religiões finalmente retornou ao catolicismo depois de percorrer o caminho de 500 quilômetros. A Peregrinação foi muito bem recebido, mas seu outro livro, escrito apenas um ano depois – O Alquimista – foi descontinuado após uma tiragem inicial de apenas algumas centenas de cópias. Então ele se tornou uma lenda da literatura de auto-ajuda..
Imagens: YouTube video stills