Alguns deles permanecem frescos por anos!
Quando se trata de comida, queremos estar seguros em vez de remediar. Ninguém gosta de dor de estômago e intoxicação alimentar definitivamente não é um piquenique. Mas alguns alimentos têm uma “data de validade” que não reflete necessariamente seu frescor. Alguns desses produtos ainda são comestíveis após essa data e seria um desperdício jogá-los fora.
Café
Boas notícias para todos os viciados em café! Se você armazenar seu café corretamente, poderá conservá-lo por mais tempo. Por mais tempo do que a “Data de validade” na embalagem recomenda. Embora guardá-lo por muito tempo possa influenciar um pouco o sabor, não vai atrapalhar a comestibilidade. Apenas certifique-se de armazenar seu café no lugar certo: se abrir uma nova embalagem, ele deve ser armazenado em local seco para evitar o crescimento de mofo e em um recipiente hermético. Só para garantir que fique saboroso e fresco. E nada supera uma xícara de café fresco!
Massa
Se você tem potes de macarrão seco em sua despensa que estão lá há mais de um ano, pode ser reconfortante ouvir: macarrão seco e arroz podem ser guardados por muito tempo. Desde que sejam armazenados em local seco. Ao manter o macarrão e o arroz longe da água e da umidade, eles não ficarão mofados e você poderá usá-los por muitos anos.
Feijões
Outros alimentos que não estragam facilmente são o feijão e outras leguminosas. Normalmente, coisas como ervilhas, lentilhas e feijões vêm em saquinhos. Esses sacos não são a chave para manter seus grãos frescos por muito tempo. Você pode querer considerar mudar para frascos de armazenamento herméticos. Dessa forma, você pode guardá-los por um longo período de tempo. Mas se você quiser se beneficiar de todas as vitaminas dessas leguminosas, convém comê-las dentro de quatro anos. Depois de cinco, as vitaminas terão desaparecido completamente.
Mel
O mel pode ser armazenado por muito, muito tempo. Na verdade, o mel pode ter uma vida útil ilimitada. Isso significa que você pode usar o mesmo pote de mel para sempre! A razão pela qual o mel tem uma vida útil longa é porque contém muito açúcar e tem pouca água. Ele também contém certas enzimas que o mantêm fresco. Mas ele cristalizará em algum momento, dificultando a saída do mel da jarra ou da garrafa. Felizmente, isso pode ser facilmente resolvido deixando a jarra ou garrafa de molho em água quente.
Outros alimentos que você pode usar com segurança após o vencimento do prazo de validade são ervas e especiarias secas e farinha. Contanto que você os armazene em um local seco e escuro, eles permanecerão frescos. As ervas secas podem perder o sabor depois de algum tempo, mas nunca serão inseguras para comer.
Leia também: Descubra: substituir o açúcar pelo mel é melhor para a saúde?
Fonte: RADAR, Good Life Eats | Imagem: Unsplash, Martin Lostak