Antes de mais nada, você deve se certificar de que não haja ar “embalado”. Se você ainda não abriu a embalagem do pão, pode simplesmente colocá-la no freezer dessa forma. Você já abriu o saco? Então você deve embrulhar o pão em filme plástico e colocá-lo de volta no saco de pão antes de colocá-lo no freezer. Isso o manterá fresco e evitará a formação de cristais de gelo. É claro que também ajuda se você colocar o pão no freezer assim que puder. Quanto mais tempo você esperar antes de congelar o pão que comprou, menos sabor ele terá quando for retirado do congelador. Parece lógico, mas muitas pessoas esperam muito tempo para congelar.
Por quanto tempo pode-se deixar o pão no freezer?
Obviamente, não é recomendável deixar o pão no freezer por meses. É verdade que o pão não estraga. No entanto, o sabor muda depois de meses de congelamento. Ele tende a ficar pegajoso e sem sabor. Também é possível que seu pão sofra a chamada “queimadura de congelamento” se ficar no freezer por muito tempo. Esse é o termo usado para descrever o aparecimento de camadas secas de bordas no alimento congelado. Isso ocorre quando há flutuações de temperatura ou quando a embalagem vaza e o alimento entra em contato com o ar.
Descongelamento
Há duas opções: ou você pré-aquece o forno a 180 graus e coloca o pão congelado lá por 10 a 15 minutos (e depois deixa esfriar bem por 30 minutos). Ou você pode simplesmente deixar o pão na tábua de corte na cozinha. Dessa forma, ele descongelará por conta própria. Ao fazer isso, certifique-se de que o pão permaneça na embalagem por esse tempo – caso contrário, ele ficará seco. Cuidado: não volte a congelar o pão que foi congelado e descongelado novamente!
Fonte: Extra Crispy | Wikipedia |