A resposta pode ser surpreendente!
Todo livro de receitas diz a mesma coisa: pré-aqueça o forno antes de colocar qualquer coisa nele. E sempre, nós obedecemos. A teoria afirma que o pré-aquecimento do forno é feito para garantir que todas as partes do forno estejam na mesma temperatura. Mas você realmente precisa pré-aquecer o forno ou é apenas um mito?
História
O conceito de pré-aquecer o forno remonta à época em que o forno foi inventado. Naquela época, tudo o que eles tinham eram fornos a lenha ou fornos a carvão. Esses são os tipos de fornos que requerem fogo real para funcionar e não têm porta. Esses tipos de fornos demoram um pouco para esquentar e com isso esquentam uniformemente. Isso significa que para você ter um forno aquecido uniformemente, você teria que esperar que o fogo ou as brasas aquecessem o forno. Tudo isso. Foi daí que surgiu o ‘pré-aquecimento do forno’. Entendemos perfeitamente que esperar que o fogo esquente o forno seja necessário na hora de cozinhar uma refeição há quatro mil anos. Mas isso ainda é relevante nos dias de hoje?
Fornos atuais
Hoje em dia, muitas pessoas têm fornos elétricos que esquentam muito mais rápido. Isso significa que pré-aquecer o forno geralmente não é necessário. Tudo o que você está fazendo é economizar cerca de cinco minutos de tempo de cozimento que você basicamente paga com sua conta de eletricidade. É um desperdício de energia.
Como todos os fornos que usamos em nossas cozinhas atuais têm portas, também leva muito tempo para o forno esfriar. Pode realmente ajudar você a economizar algum dinheiro desligar o forno antes que seu prato termine de cozinhar. Seu forno ainda estará quente e sua conta de energia será menor.
Você ainda está planejando pré-aquecer o forno depois de ler isso?
Leia também: É por isso que você deve usar papel manteiga apenas uma vez
Fonte: Libelle, Chicago Brick Oven | Imagem: Unsplash, Louis Hansel