Às vezes, todos nós somos propensos a nos sentirmos inquietos. Quando isso é crônico, pode ser um sintoma da síndrome das pernas inquietas (SPI).
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas, ou SPI, é um distúrbio do sono caracterizado por uma vontade incontrolável de movimentar a parte inferior das pernas. Geralmente é pior à tarde e à noite, e as queixas ocorrem principalmente quando a pessoa quer descansar. As queixas são reduzidas durante o movimento, mas assim que o movimento cessa, os sintomas aparecem. Isso torna quase impossível adormecer.
Sintomas
Os sintomas da síndrome das pernas inquietas são tremores nas pernas, uma vontade irresistível de movê-las e queixas de não conseguir descansar. Os sintomas diminuem quando as pernas se movimentam e são piores à noite do que durante o dia. Você reconhece esses sintomas? Se sim, você pode estar lidando com a SPI. Provavelmente, você se sente cansado com frequência por causa disso e tem dificuldade de concentração. As pessoas com SPI geralmente se sentem limitadas porque não podem mais ir ao cinema ou viajar longas distâncias de trem ou avião.
Causa
A causa da SPI é desconhecida. Provavelmente, ela se deve a um distúrbio das células nervosas do cérebro que controlam os movimentos e os reflexos. A condição parece ser hereditária. Às vezes, ela se deve a baixos níveis de ferro ou a um efeito colateral de outras doenças crônicas, como insuficiência renal ou diabetes.
Sabonete de lavanda
Em um episódio do programa de televisão Dr. Oz, o conhecido médico da TV falou sobre uma estranha cura para a síndrome das pernas inquietas que realmente parece funcionar: colocar sabonete sob os lençóis e, especificamente, sabonete de lavanda. A lavanda parece ter um efeito calmante. Coloque um pedaço de sabonete de lavanda entre os lençóis, aos pés, todas as noites. Você perceberá que os espasmos e as cãibras diminuirão e suas pernas ficarão muito mais calmas! Vale a pena tentar, certo?
Prova
A técnica do sabonete de lavanda não foi comprovada cientificamente, mas muitas pessoas indicam on-line que ela realmente funciona. Outros usuários se perguntaram se o efeito era placebo ou não. Uma mulher relatou que colocou o sabonete sob os lençóis, sem o conhecimento do marido, e que ele imediatamente dormiu muito melhor. Portanto, não é só coisa da sua cabeça – realmente funciona. Certifique-se de que seja sabonete de lavanda; um sabonete comum geralmente não funciona.
Página 2/2