Golpes de mensagens de texto
Ao lado de falsificar números de telefone, ‘smishing’ ou ‘phishing’ por SMS também está em ascensão. Você pode obter um sms do seu banco ou do seu clínico geral, instando-o a preencher alguns dados pessoais, ou a pagar-lhes qualquer quantia de dinheiro. Em casos como este, os golpistas fingirão ser alguém em quem você confia e tentarão persuadi-lo a dar-lhes suas informações pessoais ou detalhes do cartão de crédito por texto.
Como se proteger
- Um número de telefone virtual. Hoje em dia é quase impossível não compartilhar seu número online. Claro, você não é obrigado a listar seu número na frente e no centro em seu perfil do Facebook, mas muitos sites exigem um número de telefone para registrar sua conta. O especialista em privacidade digital Ray Wallsh alerta para isso, no entanto. Ele sugere usar um número virtual em vez disso. Muitas vezes são fáceis de criar com o Google Voice ou o Burner. Este número virtual será redirecionado para o seu número de telefone real.
- Nunca clique em links. Você pegou uma mensagem do seu “banco” ou do seu “médico”? Elas podem parecer reais, mas só para ter certeza: nunca clique em links em mensagens como essas. Em vez disso, ligue para o número de telefone oficial do seu banco ou do escritório do seu clínico geral. Isso geralmente pode ser encontrado em seu site. Neste telefonema, você poderá verificar se eles realmente lhe enviaram este texto. É mais provável que não te digam que é uma farsa.
- Segurança extra. Para evitar que hackers redirecionem facilmente seu número de telefone, você pode pedir ao seu provedor alguma segurança extra. Você pode ser capaz de definir uma segunda senha ou PIN para entrar em sua conta.
Página 2/2
Leia mas: Esse filtro imundo no exaustor? Este produto maravilhoso o deixará mais limpo do que nunca!
Quer salvar este artigo para mais tarde? Adicione um Pin no Pinterest.
Fonte: Reader’s Digest | Imagem: Unsplash, Luis Villasmil