Se você quer aprender um novo idioma, a idade não precisa ser um problema
Mesmo que você provavelmente tenha aprendido mais de um idioma na escola, seu francês, alemão, espanhol ou inglês pode não ser o que costumava ser. E agora, ainda parece impossível aprender um novo idioma. Como você ainda pode expandir seu vocabulário estrangeiro quando envelhecer?
Cérebros jovens
Quando você é mais jovem, não pensa muito nisso; aprender é bastante fácil e você nem gosta de praticar essas palavras estrangeiras, então não presta muita atenção nas aulas. Mas como sempre: você não sabe o que tem até que acabe, fazendo aprender um novo idioma se tornar muito mais difícil quando você envelhece. De acordo com Matt Leonard, da Universidade de São Francisco, isso se deve à plasticidade do nosso cérebro. A plasticidade cerebral é a capacidade do nosso cérebro de aprender e processar novas informações. Todas as informações que as crianças recebem são basicamente informações novas; elas ainda estão aprendendo sobre o mundo e tudo nele. A plasticidade de seus cérebros, ou sua capacidade de aprender coisas novas, é maior do que a dos adultos.
Quando você envelhece, você separa todos os sons que ouve ao seu redor. Categorizando-os em sons ‘importantes’ e ‘não importantes’. Os sons que seus pais usam para falar com você, sua língua materna, são rotulados como importantes. O restante das informações basicamente ignoramos. Leonard explica para cientias que quando envelhecemos, nossos cérebros preferem a estabilidade, fazendo com que fiquemos com o velho e ignoremos o ‘novo’. Seu cérebro prefere as informações antigas. O que significa que aprender um novo idioma gera um conflito entre nossa necessidade de estabilidade (o antigo) e a necessidade de processar novas informações (o novo).
Aprendendo quando você é mais velho
Então, aprender um novo idioma como adulto é completamente inútil? Definitivamente não. Como adulto, você tem uma melhor compreensão da gramática e um vocabulário mais amplo em sua língua materna. Isso significa que seria mais fácil transferir esse conhecimento para um novo idioma. Tudo que você precisa é de disciplina e perseverança. Você precisa praticar muito, repetir todas as palavras que está aprendendo e tentar falar o idioma quando estiver de férias. De acordo com Rick de Graaff, professor de multilinguismo, se você tiver que falar o idioma (por exemplo, durante as férias), poderá aprender um idioma mais rápido do que apenas estudando. Em uma entrevista com a Radar ele diz que estar submerso na cultura e no contexto social da língua pode ser benéfico.
Portanto, se uma das suas resoluções de ano novo é aprender um novo idioma, não se preocupe; você ainda pode melhorar suas habilidades no idioma. Não importa quantos anos você tem!
Leia também: Descubra: quantas de nossas horas de trabalho gastamos relaxando?
Fonte: Max Vandaag, Scientias, Radar | Imagem: Pexels, Leeloo Thefirst