Como parar esse reflexo involuntário
Já aconteceu com todos: os soluços. E mesmo que esse seja um fenômeno muito natural que vem e vai sem aviso, pode ser meio irritante *soluçar* em público. Então, quais são os soluços e como você se livra deles?
Os soluços
Esse reflexo é causado pelo seu diafragma. Devido a uma contração no grupo muscular que separa o abdome do tórax, suas cordas vocais se fecharão. Isso fará com que você faça o familiar som ‘hic’. Existem diferentes causas para os soluços. Isso inclui mudanças de temperatura, uma grande refeição, álcool ou bebidas gaseificadas e excitação. Normalmente, seus soluços duram apenas alguns minutos. Se durarem mais de 48 horas, convém consultar um profissional médico.
O interessante sobre os soluços é que eles não parecem servir a um propósito. Outros reflexos do corpo, como espirrar e tossir, sim: eles limpam o nariz e as vias aéreas de material indesejado. Os soluços parecem não ter outro propósito além de causar um som que pode fazer os outros rirem.
Pare os soluços
Então, como paramos de fazer algo que nós nem pretendíamos fazer a princípio? Normalmente, os soluços desaparecem sozinhos. Mas quando isso não acontece, há algumas coisas que você pode tentar para se livrar rápido deles. Um desses métodos tem algo a ver com uma mudança em sua respiração. A quantidade de dióxido de carbono no sangue pode ser responsável por interromper os soluços. É por isso que sua respiração pode ser um fator importante para se livrar desse reflexo indesejado. Você pode prender a respiração, inspirar e expirar mais rapidamente ou respirar em uma bolsa. Isso causará uma mudança nos níveis de dióxido de carbono em seu sangue, influenciando seus soluços, fazendo com que eles parem eventualmente. Outro método é beber um pouco de água. Dessa forma, você também influencia sua respiração sem ter que mudar ativamente o ritmo de sua respiração.
Claro, esses métodos não funcionam para todos. É aquela coisa de tentativa e erro. Portanto, experimente alguns métodos diferentes para ver o que você prefere. E se você gosta de um bom susto, uma viagem a uma casa mal-assombrada pode ser a cura para você!
Leia também: Tome um pouco de ar fresco: você deve passar um tempo ao ar livre no inverno?
Fonte: Max Vandaag, Mayo Clinic, NCBI, Medical News Today | Imagem: Pixabay, RobinHiggins