Existem alguns benefícios surpreendentes em estar com frio!
Pode não parecer muito atraente diminuir a temperatura e tomar um banho morno. Mas você pode realmente querer experimentá-lo algum dia. Não apenas porque você economizará algum dinheiro em sua conta de energia, mas também por causa dos benefícios surpreendentes que o frio pode ter em seu corpo e mente.
Vasos sanguíneos saudáveis
Sabemos que não é uma sensação confortável sentir frio. Mas há muita coisa acontecendo em seu corpo quando a temperatura cai. O termofisiologista Wouter van Marken, da Universidade de Maastricht, disse ao Happy in Shape que seu sistema nervoso entra em ação assim que a temperatura cai. Os vasos sanguíneos em sua pele se estreitam, o que ajudará seu corpo a mantê-lo aquecido. Quando você escolhe ficar frio de propósito, treina seus vasos sanguíneos para mantê-lo aquecido com mais eficiência. E isso tornará seus vasos sanguíneos mais flexíveis. É como um treino para o seu sistema nervoso! Outro benefício de se expor ao frio é que sua pressão arterial acabará diminuindo.
Metabolismo
Se você não acha que 64 graus Fahrenheit (18 Celsius) é frio o suficiente, você pode baixar a temperatura interna para 59 graus congelantes. Quando seu corpo sente a temperatura ao seu redor, ele envia um sinal para a chamada “gordura marrom”. Este é um tipo de gordura que regula a temperatura do seu corpo. Quando você fica com muito frio, sua gordura marrom garante que você fique aquecido. De acordo com Van Marken, geralmente essa gordura marrom transforma o açúcar e a gordura em combustível para as células. Mas quando você fica com frio, a gordura marrom para de produzir combustível e apenas fornece calor. Essa atividade fará com que você queime mais nutrientes e isso é ótimo para o seu metabolismo.
Outro grande benefício do frio é que ele pode ter um efeito positivo na sua saúde mental e reduzir o estresse. Por isso, sempre que sentir frio, em vez de usares uma blusa para o combater, você pode aproveitá-lo um pouquinho!
Leia também: É gripe, resfriado ou COVID? Como diferenciar os três
Fonte: Happy in Shape | Imagem: Unsplash, Matthew Henry