Movimente o seu corpo de formas que lhe agradem
O exercício não tem de ser uma tarefa árdua, especialmente quando existem inúmeras formas divertidas de se mexer. A atividade física ajuda a gerir o stress, a estabilizar o açúcar no sangue e a promover um sono reparador – tudo essencial para quem tem diabetes. Escolha uma atividade que o entusiasme e terá mais probabilidades de a manter.
Pense fora da passadeira! Dançar, nadar, caminhar ou fazer escalada em recinto fechado pode transformar o “exercício” em “recreio”. Quer se trate de um passeio com um amigo ou de uma aula de dança, encontre um movimento que seja agradável. Não só o manterá ativo, como também o manterá sorridente.
Manter-se ativo não significa fazer treinos exaustivos. Mesmo pequenas explosões de movimento contam. Por isso, escolha algo de que goste e torne-o um hábito. É mais fácil mexer-se quando parece divertido e não uma obrigação diária.
Procurar um sono melhor
Uma boa noite de sono é tão vital como a dieta e o exercício físico. Uma rotina calmante antes de dormir – quer seja um banho, escrever um diário ou ler – pode fazer uma grande diferença na qualidade do seu descanso. Descontraia-se antes de dormir para acordar revigorado e pronto para o dia.
Os dispositivos digitais são óptimos durante o dia, mas podem interferir com o sono se forem utilizados à hora de deitar. Tente evitar os ecrãs pelo menos uma hora antes de dormir. Em vez disso, concentre-se em rotinas de relaxamento, como alongamentos suaves ou um bom livro, que indiquem ao seu corpo que está na altura de descansar.
Se os problemas de sono persistirem, especialmente se estiver a acordar cansado, consulte o seu médico. As pessoas com diabetes tipo 2 são mais propensas à apneia do sono, que pode perturbar a qualidade do sono. A resolução dos problemas de sono pode fazer uma diferença notável na forma como se sente todos os dias. Consulte a página seguinte para obter uma solução holística!