É por isso que você gosta de ouvir música triste

music

Hora de aumentar o volume e chorar

Os dias são frios e as noites mais longas. Mesmo que o inverno tenha seus momentos, coisas como depressão sazonal e dias escuros podem tornar a estação um pouco triste. O momento perfeito para ligar alguma música para combinar com o clima. Mas por que gostamos de ouvir música triste?

Recordações

De acordo com a psicóloga holandesa Annemieke van den Tol e o pesquisador Roger Edwards, a música triste nos ajuda a lembrar de uma determinada pessoa ou de um evento passado de nossas vidas. Isso nos deixa melancólicos, querendo voltar àquele momento no tempo. Melodias tristes também podem ajudar a liberar certas emoções que vêm se acumulando há algum tempo. Aumentar o volume e se perder nas letras tristes de uma música da Adele aparentemente pode ajudar a expressar esses sentimentos.

Hormônio

Uma explicação diferente é dada por David Huron, pesquisador que realizou pesquisas sobre hormônios e música triste. Segundo ele, o hormônio chamado prolactina desempenha um papel em nosso amor pela música triste. Esse hormônio geralmente está associado à gravidez e à amamentação, mas acontece que a prolactina também é liberada quando você se sente triste ou quando chora. O hormônio garante que sua tristeza não fique muito ‘grande’. Isso evita que sua dor “saia do controle”, como Huron a chama. Quando você ouve música triste, você tem a sensação de tristeza (com uma dose de prolactina) sem que um evento triste real ocorra. Aparentemente, sentir-se triste sem algo para se sentir triste nos faz sentir muito bem. De acordo com Huron, é “um pouco como a Mãe Natureza envolvendo-o com os braços, consolando-o e dizendo: ‘Pronto, pronto; está tudo bem.'”

Contexto

Outra teoria cunhada por Dacher Keltner, professor de psicologia, é sobre o contexto. De acordo com Keltner, há uma diferença entre sua própria tristeza e a tristeza que você sente ao ouvir uma música triste. Seu cérebro registrará você ouvindo a música como algo triste, mas só será triste no contexto da música. Não fora disso. Sua tristeza pessoal existe fora da música. A diferença de contexto permite ver a tristeza que você sente ao ouvir música de uma perspectiva de fora. É um tipo de tristeza mais objetiva que não te consome.

Então, na hora de sair para passear, coloque aqueles fones de ouvido, aumente o volume para soltar algumas lágrimas e finja que você é o personagem principal de um videoclipe.

Leia também: Descubra por que o wifi em sua casa pode estar lento

Fonte: HLN | Imagem: Unsplash, Alex Blăjan