É real ou apenas um exagero?
Os homens sentem a gripe de maneira diferente das mulheres? Às vezes parece que sim. Sempre que os homens adoecem com a gripe, suas demonstrações evidentes de sofrimento fazem com que pareça uma experiência de quase morte. Mas esse exagero dramático de sintomas da chamada ‘gripe humana’ é realmente um fato?
Pesquisa
Em 2018, na revista científica The BMJ, o clínico geral Kyle Sue afirmou que os homens experimentam a gripe de maneira diferente das mulheres. Ele disse que a experiência de estar doente seria pior para os homens do que para as mulheres. Mas descobriu-se que os resultados desta pesquisa podem não ser totalmente confiáveis.
Desmascarado
Hans van Maanen, um jornalista científico, leu o artigo escrito por Sue e chegou à conclusão de que muitas afirmações estão incorretas. Desde então, Sue admitiu ter cometido erros. Sua explicação para as imprecisões? Ele havia feito anotações manuscritas durante sua pesquisa, que poderiam ter sido mal lidas depois, causando citações incorretas.
Alguma verdade nisso?
Embora a pesquisa de Kyle Sue possa não ter sido executada com perfeição, um estudo de 2020 mostrou que as mulheres podem ter sintomas menos graves ao pegar gripe. Os sintomas causados pela gripe são o resultado de seu sistema imunológico lutando contra a doença. Como seu corpo precisa de toda a energia possível, ele garante que você fique na cama, causando sintomas semelhantes aos da gripe. As mulheres parecem ter uma resposta imune menor devido ao hormônio estradiol, um hormônio sexual feminino, que modula a ação das células imunes. Isso significa que pessoas com níveis mais altos de estradiol podem ter sintomas de gripe menos graves. Outro estudo mostrou que, quando se trata de gripe, os homens são hospitalizados com mais frequência do que as mulheres e as mortes relatadas por gripe são menores para esta última categoria.
Mesmo que a pesquisa não seja extensa o suficiente para fazer afirmações ousadas sobre a diferença entre homens e mulheres, pode não ser um absurdo completo supor que os homens experimentam doenças diferente das mulheres, mesmo que pareça dramático demais para ser crível.
Leia também: Sofrendo com dores nas articulações? Experimente estes treze remédios naturais para combater isso
Fonte: Volkskrant, Viva, Harvard Health Publishing | Imagem: Unsplash, Kelly Sikkema