As unhas curvadas ou “em bico” estão ligadas a doenças pulmonares, cardíacas ou da tiroide, formando-se frequentemente ao longo dos anos. O baqueteamento resulta de um aumento gradual da curvatura das unhas, o que pode indicar baixos níveis de oxigénio. Embora seja subtil, vale a pena verificar esta alteração se a notar.
Há também as unhas da Lindsay e as unhas do Terry, condições que alteram a cor do leito ungueal. Com as unhas Lindsay, verá um leito ungueal meio branco, meio castanho. As unhas de Terry, por outro lado, parecem desbotadas. Ambas as situações estão frequentemente associadas a problemas hepáticos ou cardíacos, o que indica que algo mais profundo pode estar a acontecer.
Estas alterações podem parecer cosméticas, mas o seu impacto está longe de ser superficial. Estas condições das unhas lembram-nos que o nosso corpo tem a sua própria forma de acenar uma bandeira quando algo pode estar errado. É como um cartão visual, pedindo-nos para olhar para além da superfície. Veja a página seguinte para saber a razão por detrás das unhas fracas e quebradiças!