Quando as alterações nas unhas persistem ou causam dor, pode ser altura de consultar um profissional. A vermelhidão, o inchaço ou o desconforto à volta das unhas podem indicar uma infeção, especialmente se forem acompanhados de pus ou calor. A separação persistente da unha do leito ungueal ou manchas escuras também justificam atenção médica.
Se as suas unhas não estiverem a crescer totalmente, ou se mudarem de forma, como enrolar ou ficarem muito grossas, uma consulta médica pode ajudar a identificar a causa. Mudanças repentinas de cor, como tons verdes ou amarelos, podem indicar infeção, enquanto que estrias castanhas ou pretas podem necessitar de uma investigação mais aprofundada.
As nossas unhas são mais do que acessórios de beleza – são janelas para a nossa saúde. Se prestarmos atenção às mudanças de cor, forma e textura, podemos detetar sinais precoces de problemas de saúde ligeiros e graves. Da próxima vez que detetar uma alteração nas unhas, lembre-se: é a forma de o seu corpo falar consigo!
Declaração de exoneração de responsabilidade: Este artigo tem um carácter meramente informativo e não constitui um aconselhamento médico. Em caso de dúvida, procure a orientação de um médico qualificado.