Seu corpo precisa de proteína, mas pode ser muito para você?
Se você gosta de começar o dia com ovos mexidos, comer nozes ou comer um pedaço de carne no jantar, está ingerindo muita proteína. Mas você poderia realmente comer muita proteína? E o que acontece com seu corpo se você fizer isso?
Quantidade diária
Existe uma quantidade diária recomendada de proteína que depende do seu peso e de alguns outros fatores pessoais. Por exemplo, se você estiver grávida ou amamentando, se for vegetariano, atleta ou se tiver uma determinada condição que pode afetar seus níveis de proteína. Felizmente, existem muitos alimentos que contêm proteínas! Exemplos são carne, frutos do mar, laticínios, nozes, massas, cogumelos e legumes. E a boa notícia: é difícil comer demais. Seu corpo ajuda a regular a ingestão de nutrientes de várias maneiras. Mas se você consumir muita proteína, isso pode ter alguns efeitos na sua saúde. Esses efeitos estão listados abaixo.
1. Sede
Seus rins precisam de muita água para garantir que possam filtrar os nutrientes dos alimentos que você come. Se você comer muita proteína, seus rins terão que trabalhar muito para remover o excesso de nutrientes do seu sistema. É por isso que, quando você come muita proteína, fica com mais sede. De acordo com Ken Immer, diretor de culinária da CCHE que falou com o Taste of Home, se você não beber água suficiente e continuar comendo muitos produtos ricos em proteínas, isso pode danificar seus rins e resultar em cálculos renais.
2. Constipação
Se você come muitos alimentos como ovos, massa, carne, nozes e laticínios, é provável que esteja comendo menos dos outros alimentos que contêm os nutrientes necessários, como alimentos que são ricos em fibras. Se você não comer alimentos ricos em fibras suficientes, isso pode levar a bloqueios. Portanto, se você tiver constipação regularmente, verifique se está comendo alimentos suficientes que contenham fibras.
3. Mau hálito
Se você tem uma dieta focada em proteínas, pode comer menos carboidratos. E quando você come muita proteína sem equilibrar com carboidratos, seu hálito pode começar a cheirar mal.
Outro efeito colateral de não comer carboidratos suficientes é o mau humor. Os carboidratos são a principal fonte de energia que nosso cérebro usa para funcionar. Isso significa que, se você está cortando carboidratos e substituindo-os por proteínas, pode não funcionar tão bem e pode ficar mal-humorado. É por isso que uma dieta balanceada não é útil apenas para o seu próprio corpo, mas também para outras pessoas ao seu redor.
4. Maior risco de doenças
Infelizmente, comer muita proteína também pode aumentar o risco de certas doenças. Se você comer muitas carnes com altos níveis de purina, uma substância natural encontrada em certos alimentos, aumentará o risco de contrair gota. Quando você come muitas carnes vermelhas, pode aumentar o risco de contrair câncer de cólon e doenças cardiovasculares.
Felizmente, nem todos os alimentos com altos níveis de proteína aumentam o risco de contrair essas doenças. Isso significa que seria melhor evitar carnes vermelhas e alimentos com altos níveis de purina. Mas você ainda pode obter sua dose diária de proteína de legumes e nozes. Isso pode até diminuir o risco de contrair doenças cardiovasculares!
Leia também: Você se sente cansado ou esgotado? Você pode ter deficiência de nutrientes
Fonte: Taste of Home, Eating Well | Imagem: Unsplash, Estudio Gourmet