Hora de sair para uma caminhada!
O ar parece um pouco diferente no inverno. De alguma forma, parece mais fresco. E mesmo que tenhamos a tendência de ficar muito dentro de casa quando fica mais frio lá fora, aventurar-se no frio para tomar um pouco de ar fresco pode realmente ser benéfico para sua saúde.
Fora
Então, por que deveríamos sair durante o dia, quando é muito mais confortável ficar perto do aquecedor? Isso ocorre principalmente por causa do sol. No inverno, o sol não aparece tanto quanto no verão e brilha um pouco menos. Isso significa que o sol não nos fornece tanta vitamina D quanto deveríamos. Principalmente se ficarmos dentro de casa o dia todo e só sairmos depois do trabalho quando o sol já tiver se posto. Por isso é recomendável sair para passear entre as onze e as três horas. Dessa forma, seu corpo entra em contato com a luz do dia, fazendo com que seu relógio biológico funcione melhor. Isso tem um efeito positivo na quantidade de sono que você dorme no inverno.
Outro benefício é o frescor do ar externo. Eles não chamam isso de ‘ar fresco’ à toa! O ar de fora de sua casa é literalmente mais fresco do que o de dentro. A professora Philomena Bluyssen disse em um artigo da Holistik que a qualidade do ar dentro de sua casa pode piorar por causa de todos os produtos químicos e objetos que usamos e mantemos dentro. Aparentemente, materiais de limpeza, brinquedos de plástico, o material de que sua casa é feita e até móveis afetam a qualidade do ar dentro de sua casa.
Benefícios
Quando você sai para passear no ar frio, tem vários benefícios para a saúde. Quando você sai de casa, seu corpo decompõe o cortisol, um hormônio do estresse. Isso significa que sair para passear pode deixá-lo menos estressado. Outro benefício é que sair para uma curta caminhada melhorará seu sistema imunológico. E mesmo que o verão pareça ser a melhor época para sair, o fato de mal vermos o sol no inverno faz com que seja um bom momento para obter a tão necessária vitamina D.
Então vamos calçar nossas botas de caminhada e tomar um pouco de ar fresco!
Leia também: Lutando contra o blues do inverno: como se sentir melhor no inverno
Fonte: Max Vandaag, Holistik.nl | Imagem: Unsplash, Lona