Células oculares cultivadas a partir de células-tronco podem servir como uma solução para pessoas com deficiência visual
A medicina moderna está constantemente trabalhando em busca de novas soluções para os problemas e desafios que o ser humano enfrenta. A cegueira é um dos problemas impossíveis de tratar até agora. Mas isso pode mudar no futuro. A descoberta mais recente da Universidade de Wisconsin-Madison pode levar os cientistas um passo mais perto de encontrar uma cura para certos distúrbios oculares relacionados à idade.
As células-tronco já provaram ser fundamentais na luta contra certos tipos de câncer e agora, as células também podem ser úteis para lidar com doenças oculares como glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (AMD), ou certas lesões nos olhos.
Células-tronco
Então, o que são células-tronco? Nossos corpos são apenas uma enorme coleção de células. E as células-tronco são as células que produzem todas as outras células do seu corpo. Mas algumas células têm uma função específica. Algumas de suas células estão localizadas em seu cérebro e garantem que seu cérebro funcione, outras estão em seu sangue e algumas células estão em seus olhos. Suas células-tronco criam aquelas outras células (células filhas) que produzem certas funções ou ações (como células cerebrais ou células sanguíneas). Este processo acontece automaticamente. Em um laboratório, as células-tronco podem ser empurradas em uma determinada direção para criar células com certas funções. No caso desta pesquisa, os pesquisadores tentaram criar as células em seus olhos; também chamadas de células da retina.
Pesquisa
Os pesquisadores descobriram que essas células da retina “caseiras” poderiam realmente se conectar com sucesso com células oculares já existentes. O que significa que pode ser possível introduzir essas novas células no olho de um paciente, onde elas alcançarão e se conectarão com as células existentes. Isso é importante para o tratamento de doenças; se as novas células não se conectassem com as células existentes, elas não seriam capazes de funcionar como células oculares. Quando as células se conectam, essas novas células podem substituir as células “quebradas” que estão causando doenças oculares em pacientes. A descoberta pode ajudar a curar pacientes que sofrem de doenças ou lesões oculares.
Mais pesquisas
Os pesquisadores agora procuram focar sua atenção em testes com humanos. Isso significa que, depois de apenas testar em laboratório as células cultivadas em prato, os pesquisadores agora tentarão descobrir se o procedimento também funciona com humanos. Se as novas células pudessem se conectar com sucesso a um ser humano com problemas de visão, isso poderia ser um grande avanço no tratamento de problemas de visão ou até mesmo uma cura para a cegueira.
Leia também: Herói de Nova York invade escola para salvar 24 pessoas durante nevasca
Fonte: CDC, Mayo Clinic, Study Finds | Imagem: Unsplash, Perchek Industrie