Isso pode ser um grande avanço se tratando da pandemia!
A pandemia mudou o mundo e a vida de todos quando chegou em 2020. E ainda assim, o COVID-19 afeta pessoas no mundo todo. Especialmente os grupos vulneráveis em nossa sociedade. Mas agora, cientistas da Colúmbia Britânica podem ter encontrado uma maneira de impedir a propagação do coronavírus.
Pesquisa
Pesquisadores da Universidade da Colômbia Britânica passaram seus dias testando mais de 350 plantas, fungos e esponjas do mundo todo. Tudo para encontrar novos métodos de tratamento para as variantes do COVID. E, eventualmente, eles foram bem sucedidos. Jimena Pérez-Vargas, pesquisadora associada do departamento de microbiologia e imunologia da UBC, disse que três dessas espécies preveniram uma infecção nas células pulmonares humanas que estudaram. Ela disse ao Global News: “Esses compostos bloqueiam uma ferramenta na célula que o vírus precisa para se replicar”. Isso significa que os compostos feitos dessas plantas, fungos ou esponjas, podem impedir que o COVID se espalhe.
Prevenindo a propagação
A nova solução seria curativa. Os pesquisadores dizem que a vacina é a solução preventiva; isso evita que você fique doente. Mas quando você fica doente, precisa interromper a infecção. E é para isso que esse novo método de tratamento seria usado. Até agora, os compostos foram eficazes contra várias variantes do COVID, como Delta e Omicron. O próximo passo para os pesquisadores seria encontrar uma maneira de produzir os compostos em laboratório e usá-los para testes em animais. De acordo com a UBC, o novo método de tratamento é semelhante aos tratamentos atuais para COVID no que diz respeito à segurança. Essa descoberta pode ser um grande avanço quando se trata do tratamento e disseminação do coronavírus. Pérez-Vargas disse ao Global News: “Você pode lutar contra a natureza com a natureza. Eu acho bem legal”.
Leia também: É gripe, resfriado ou COVID? Como diferenciar os três
Fonte: Global News | Imagem: Unsplash, Waldemar Brandt