O raro leopardo da Anatólia foi considerado extinto por 45 anos
O leopardo da Anatólia, uma espécie de leopardo que sempre viveu nas regiões ao redor da Turquia, era considerado extinto. O último avistamento do leopardo ocorreu em 1974 e depois disso, os leopardos não foram vistos. Até recentemente, quando uma câmera de trilha avistou o animal nas montanhas da Turquia.
Vídeo
O Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia monitora câmeras de trilha instaladas nas montanhas do país. E em 26 de janeiro, o ministério revelou que havia capturado um avistamento muito raro. O vídeo mostrava um leopardo da Anatólia caminhando nas montanhas. Mas o leopardo não foi visto apenas em um lugar. Existem pelo menos duas regiões em que o leopardo foi visto. Os pesquisadores tentaram descobrir onde vivem os leopardos e quantos existem. Até agora, eles podem ser rastreados até quatro regiões nas montanhas da Turquia. Mas não se sabe muito sobre o tamanho da população e onde eles vivem exatamente.
De acordo com o Daily Sabah, o ministério observou que: “Embora não seja possível, nesta fase, falar sobre uma população regular de leopardos na Turquia, uma unidade de pesquisa de leopardos foi criada para identificar com urgência habitats potenciais existentes com estudos iniciados para pesquisa abrangente e ‘Plano de ação do leopardo’”.
Extinto
A subespécie de leopardo foi considerada extinta quando o último foi morto em 1974 após um ataque a uma mulher em uma vila local. Os leopardos foram caçados por caçadores de troféus e isso quase levou a espécie à extinção. Mesmo que os leopardos não tenham sido extintos, eles ainda são considerados uma espécie em extinção. De acordo com especialistas, existem apenas de dez a quinze leopardos da Anatólia na natureza.
Este novo avistamento fornece esperança para a espécie e o Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia continuará monitorando o animal. O ministro Kirişçi disse em um post no Facebook que: “Continuaremos a seguir seu rastro e observar seu caminho com entusiasmo”.
Leia também: Presente de boas-vindas: os alunos constroem uma mão robótica para seu novo colega de classe
Fonte: Miami Herald, Daily Sabah, Biology Online | Imagem: Unsplash, Gwen Weustink